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VAMOS AVALIAR O ANO DE 2016 SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA POSITIVA?

18 de dezembro de 2016
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Já que estamos no final de 2016, vamos aproveitar essa vibração de conclusão e de avaliação pra aplicarmos a PP (Psicologia Positiva) na nossa vida.

Quero aproveitar também, sobre alguns pontos brilhantes que foram reforçados na imersão de PP que aconteceu há 2 semanas. Eu te convido pra vir mais pra dentro dessa ciência da felicidade. Sim, a Psicologia Positiva é uma ciência pautada em experimentos, estudos e comprovações! Martin Seligman estudou durante anos o comportamento de pessoas felizes e criou uma metodologia, depois é claro de muitos experimentos. Eu quero muito te ajudar a pensar em alguns pontos, te oferecendo alguns instrumentos pra você trabalhar a sua própria felicidade, vamos lá?

Volte a sua atenção para as principais áreas da sua vida, que se utilizadas de forma adequadas, podemos transformá-las em instrumentos para aumentar a nossa felicidade. Sugiro que você avalie cada uma delas considerando o ano de 2016, pra que você consiga fazer um balanço positivo, potencializando as coisas boas ao invés de focar no que deu errado e tentar eliminar da sua vida no próximo ano. A PP tem uma abordagem diferente, onde reforçamos o que funciona, focamos no que dá certo, e assim, a gente transforma a nossa realidade em algo positivo e não ficamos presos à negatividade e aos erros. Vamos lá?

O conteúdo desse exercício que faremos veio do jogo Jornada da Felicidade criado pela minha amiga Gislaine Dias.

 

FOCAR NO QUE FUNCIONA: Onde eu foco, eu tenho mais daquilo!

Como investigar:
– O que funciona na sua vida?
– O que você gosta de fazer?
– O que te traz alegria?
– O que você faz muito bem?

 

PERMISSÃO PARA SER HUMANO: Deixe todas as emoções fluírem!

Como investigar:
– Você se permite sentir raiva, tristeza, medo, etc?
– Quando se percebe senti-las, como as canaliza?
– Você reprime seus sentimentos, ou consegue reconhecer que eles estão aí?

 

APRECIAR O BELO: Perceba o movimento da vida e respire. Isso nos traz para um estado equilibrado.

Como investigar:
– O que você aprecia em você?
– O que você aprecia na sua vida?
– Você realiza algumas pausas no seu dia e se permite olhar na janela e apreciar o que vê?
– Quais são os pequenos milagres que acontecem em sua vida?

 

APRENDA A FALHAR: É preciso aprender a falhar para não ter que falhar para aprender.

Como investigar:
– Consegue perceber que existe algo de bom nas situações difíceis que passa nesse momento?
– Consegue se acolher quando você julga que fracassou, como se tivesse acolhendo um amigo?
– Como você pode arriscar mais na sua vida?

 

CRIAR RITUAIS: Mudanças duradouras acontecem a partir de pequenas mudanças e rituais.

Como investigar:
– Quais são os valores mais profundos pra você?
– Como você pode incluir um hábito que você sabe que pode te trazer bem estar?
– Quais compromissos você assume hoje com a sua mudança ?

 

SEJA GRATO: Quando mais gratidão sentimos, mais isso retorno para nossa vida.
Como investigar:
– O que você aprecia na sua vida?
– Consegue agradecer as simples coisas da vida? (ex.: sua casa, seu alimento, suas relações, sua respiração)…
– Olhe para o seu dia e comece a focar naquilo pelo que você é grato, e de fato agradeça!

 

TENHA UM PROPÓSITO DE VIDA: É isso que vai te levar ao sucesso e à felicidade.

Como investigar:
– O que te energiza e te motiva?
– O que você faria na sua vida se você tivesse todo dinheiro do mundo?
– O que você pensa: “Tudo que eu queria era fazer_________________?”

 

SONHE E ACREDITE: Seja co-criador da sua realidade

Como investigar:
– Quais são seus sonhos?
– O que você gostaria de realizar na sua vida?
– Qual o legado que deseja deixar?

 

CONHEÇA SUAS FORÇAS: Utilize seus pontos fortes pra conseguir chegar onde deseja.

Como investigar:
– Quais são suas principais habilidades?
– O que você faz bem?
– O que você faz que se sente em seu melhor momento?

 

CUIDE DO SEU CORPO – MENTE – ESPÍRITO: Essa é melhor conexão pra ter energia, se sentir energizado e feliz.

Como investigar:
– Você medita pelo menos 1 minuto por dia?
– Você já consegue integrar a atividade física que você mais gosta na sua rotina?
– Você se nutre de alimentos que te fazem sentir bem? Consegue perceber quais deles te revitalizam e te reabastecem?

 

CULTIVE RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS: Este é o recurso mais precioso para a felicidade.

Como investigar:
– Quando você se conecta realmente com as pessoas?
– Como se dedica aos seus relacionamentos?
– Você demonstra admiração e afeto ao outro?

 

A sugestão é que você escreva suas respostas em um papel e deixe marcado aquilo que você deseja focar em melhorar. Perceba o que deu certo para que você possa manter no próximo ano. Considerando os pontos que você deseja melhorar, criando estratégias pra que você alcance o que deseja. Esse é um dos passos para começar a sua transformação!

Na Certificação de Psicologia Positiva, você vai ter todos os instrumentos e estratégias para trabalhar em cada um desses pontos e de muitos outros que são a base dessa ciência.

CLIQUE AQUI

Te vejo do outro lado hein?

Fonte dos conteúdos sobre Psicologia Positiva: Jogo Jornada da Felicidade de Gislaine Dias Perguntas Poderosas.

“A felicidade autêntica vem da comparação com os seus próprios resultados”.

Martin Seligman

 

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