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Categoria, REORGANIZANDO

VOCÊ JÁ DEU UM “PAUSE” NO SEU DIA?

20 de julho de 2016
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E se você soubesse que você precisa deles várias vezes ao dia? Sim, o descanso, a recuperação é o que alimenta e o que sustenta a nossa energia. Você quer ser produtivo? Quer ter energia? Quer se sentir vitalizado? Então, PÁRA!!!

Não existe movimento sem pausa…e um precisa do outro. O nosso sistema biológico funciona em ciclos, a nossa digestão, a nossa circulação, o sono, a respiração, os nossos batimentos cardíacos, e inclusive o nosso nível de atenção, e assim por diante. Então, por que não viver a favor dessa corrente, ou melhor, a favor da nossa natureza?

A gente tem esse ritmo biológico chamado “ultradiano”, e em se tratando da atenção que é o que importa pra gente que quer mais vitalidade e energia durante os nossos dias, ele funciona em períodos de 90 minutos. Ou seja, quando estamos focados em alguma atividade, o nosso corpo nos dá sinais entre 90 e 120 minutos que precisamos descansar e como isso se dá: pela dificuldade em continuar focado naquela atividade, dá sono, sensação de cansaço, etc. E se a gente respeita esse ritmo, nós fazemos aquele ciclo de movimento X pausa: 90 minutos focado em alguma atividade e 20 minutos descansando.

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Fonte da imagem: Ernest Lawrence Rossi (1991); “The 20 minute break – Using the new science of ultradian rhythms”; Jeremy P. Tarcher; pp. 12.

“A nossa sociedade não é sensível ao nossos ritmos biológicos e ciclos, e muitos de nós tentamos ignorá-los ou mascará-los artificialmente através do uso de estimulantes como a cafeína. Aqueles que tentam realizar tarefas difíceis durante os pontos de baixa energia são mais prováveis de se frustrarem e de se sentirem incompetentes porque faltam recursos físicos e mentais para os guiá-los de forma eficiente. No entanto, monitorando o nosso humor, e se tornando mais sensível a estes ritmos intensos, nós seríamos capazes de ampliar os sentimentos de eficácia e de diversão, enquanto diminuímos o estresse e a frustração.”David Watson

E esse descanso é tão fundamental que o que mais importa não é a duração, mas a qualidade deste momento.

Então, preste atenção que vou te dar umas dicas muito importantes:

– Assim que terminar os 90 minutos, tente sair do local onde você esteve nesse tempo.

– Vai tomar um lanchinho, ou ouvir uma música, ou meditar, ou assistir um pequeno vídeo, ou ler algumas páginas de um livro.

O grande segredo aqui é a DESCONEXÃO! Interrompa completamente a atividade que estava fazendo e tente sair fisicamente do local onde estava, pra ter ainda mais qualidade nesse período de descanso.

Assim que terminar a pausa, volte ao foco do que você deseja!

As atividades físicas diárias fazem parte dos momentos de recuperação, assim como as meditações.

Eu gosto bastante de buscar energia em algum exercício de respiração. A respiração abdominal é bem interessante e além de trazer calma e tranquilidade, ela nos recarrega.

Lembrando também que precisamos respeitar a pausa semanal dos finais de semana, de um feriado, das nossas férias, e assim por diante.

O mais importante disso tudo é que a pausa, o descanso é igualmente importante ao movimento, aos momentos de produtividade e, um não vive sem o outro. Portanto, respeite a sua natureza e se recarregue de momentos dedesconexão pra que você possa produzir cada vez mais.

“A arte do descanso é uma parte da arte de trabalhar”

John Steinbeck

Créditos foto inicial: Roberto Benatti

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