Cadastre-se para receber meu e-book!

Categoria, REAÇÃO, RECONECTANDO

7 Posições de Yoga que você deveria fazer todos os dias

18 de agosto de 2015
Repage (27)

A gente tem tantos recursos prá sentir bem, energizados, descansados, revitalizados e em paz, mas na correria das nossas vidas, acabamos deixando passar e nos envolvemos num ciclo de cansaço e exaustão. Mas ainda bem que existe o livre arbítrio e podemos escolher nos agarrar às oportunidades e fazer das nossas vidas momentos de tranquilidade e bem estar. Afinal de contas, temos todo o direito do mundo de sermos felizes, abundantes e em paz, não é mesmo?

Pensando nisso, eu sempre tentei equilibrar a minha rotina com exercícios de respiração, meditação, prática do silêncio. E de fato, me trazem muitos benefícios. Não sabia que podíamos usar algumas posturas de Yoga para nos fazer sentir melhores e mais vitalizados. Já tratei de incluir essas posturas no meu dia-a-dia e estou me sentindo muito bem. Espero que te faça também! Vamos lá?

Muitas vezes não temos tempo para fazer aula de Yoga, mas o mais interessante é que não temos desculpas para não incluir Yoga na nossa rotina.

Aqui estão 7 posições de Yoga em diferentes horários do dia que você poderá fazer todos os dias, inclusive no seu trabalho. E, se algum colega de trabalho achar estranho, explique prá ele e quem sabe você não monta um grupo de pessoas para praticar com você?

QUANDO ACORDAR

Postura do Gato

A posição do gato é uma excelente forma de despertar a coluna depois de você ter estado em uma posição de descanso por 7, 8 horas (eu espero)

É uma postura que ajuda a aumentar a flexibilidade na sua espinha. Quando praticada regularmente, essa postura pode ajudar a aliviar a dor nas costas. Ela também alonga o seu pescoço e ajuda a estimular seus órgãos abdominais.

Mantenha as suas mãos diretamente abaixo dos seus ombros e os seus joelhos diretamente abaixo dos seus quadris.

Inspire profundamente. Numa expiração, puxe seus músculos abdominais suavemente para trás e em direção a sua espinha. Dobre o seu cóccix para baixo. Contraia seus glúteos suavemente.

Pressione o meio das suas costas em direção ao teto. A sua espinha deve estar virada para cima.

Curve a sua cabeça para dentro. Olhe o chão entre os seus joelhos. Não force o seu queixo contra o seu peito.

Repita por 4 x.

Saia da posição sentando-se para trás nos seus calcanhares com o seu tronco ereto.

Postura do Cachorro

Essa posição alonga suas costas, as pernas e os braços. É um pouco mais intenso que a postura do gato. E é também uma excelente forma de se despertar.

Coloque-se com os joelhos e mãos (com os braços esticados) no chão . As mãos devem ficar planas (os dedos abertos) bem paralelas, no prolongamento dos ombros. Os pés são afastados até à largura da bacia, no alinhamento das mãos. Coloque-se em bicos de pés e lentamente, levante a bacia esticando os braços e as pernas. Os ísquios apontam para cima. Com as mãos dê pequenos “passos” para a frente de modo a alongar pouco a pouco a coluna vertebral. Os pés devem ficar planos no chão. A cabeça para baixo.modo a alongar pouco a pouco a coluna vertebral. Os pés devem ficar planos no chão. A cabeça para baixo.

Faça 3 vezes.

MEIO DA MANHÃ

Postura de Alongamento intenso

Essa posição é ótima para alongar pernas e as costas.

Para construir a posição, inicie com os pés podem estar unidos ou afastados na largura do quadril. O importante é ter os pés paralelos. Ao inspirar eleve os braços para cima. Ao expirar, desça o tronco ereto em direção as pernas.

Durante a permanência nessa postura, observe o seu corpo na posição. Começe sempre pela área do corpo que está em contato com o chão, seus pés. Os pés devem estar firmes, com o peso do corpo bem distribuído. Cuidado para não deixar maior apoio nos calcanhares. As pernas devem estar estendidas, com as patelas dos joelhos contraídas para cima. Dessa forma, você protege o seu joelho de hiper extensão. Nunca pressione os joelhos para trás. A musculatura das coxas também deve estar ativa, contraindo os quadríceps para cima.

Os pés e as pernas formam a estrutura da posição. O resto do corpo deve permanecer relaxado. Ombros, braços, pescoço e cabeça completamente soltos. Deixe que o relaxamento e a força da gravidade promovam o alongamento. A respiração deve ser suave. Observe o corpo na posição. Faça 2 vezes.

 DEPOIS DO ALMOÇO

Postura da Pinça (Alongamento à frente)

Essa postura é excelente para digestão, então praticar essa postura após o almoço é uma ótima escolha.

Inicie a postura sentando-se e estirando as pernas à sua frente:

  • Pressione os calcanhares no chão.
  • Segure os dedões dos pés usando a trava dos dedos (O dedo indicador e o dedo do meio puxam o dedão do pé e o polegar pressiona a unha dele).
  • Ative os músculos das coxas, puxando-os longe dos joelhos para sustentar o alongamento.
  • Expire, alongando a coluna e dobrando-se à frente a partir do ponto do umbigo e continue o alongamento.
  • Inspire, use as pernas para empurrar o tronco.
  • A cabeça segue por último. Não conduza o movimento com a cabeça.
  • Descanse na postura.
  • Para sair da postura apoie as mãos no chão e eleve o torso. A cabeça levanta por último.

Fazer 3 vezes.

 MEIO DA TARDE

Postura do Guerreiro

Se você é vítima de queda de energia às 16 horas, ao onvés de tomar café ou comer um chocolate, tente essa postura. É uma postura forte como o próprio nome; sua prática desenvolve firmeza, estabilidade e determinação. É um asana que fortalece pernas, ajuda no alinhamento da coluna, alivia dores na lombar e ajuda no aumento da capacidade pulmonar através da expansão do torax.

– comece sempre com a área do corpo que está em contato com o chão, nesta postura os pés. Eles devem estar firmes no chão, o peso do corpo bem distribuído nas solas dos pés com as bordas coladas no chão (atenção para manter o dedinho do pé esquerdo sempre no chão);

– flexione o joelho direito mantendo-o alinhado com o tornozelo;

– a perna esquerda deve estar bem estendida com a patela ativa (puxe o joelho para cima);

– encaixe o cóccix e alongue a coluna vertebral. Não deixe que o tronco se mova para frente, ele deve se manter na vertical;

– contraia o abdômen;

– alongue os braços, mãos e dedos na altura dos ombros e mantenha os braços alinhados. Encaixe as escápulas, desça os ombros e abra o peito. Quadris e ombros devem estar alinhados.

– mantenha o olhar no dedo médio da mão direita, e o queixo paralelo ao chão;

– deixe a respiração fluir naturalmente;

– observe o corpo na posição.

Faça 3 vezes.

 À NOITE

 Postura do Pombo

 

Essa postura é ótima para praticar nesse horário, pois ela ajuda a relaxar os quadris que ficaram tensionados durante o dia.

– Comece com a postura do cachorro, levante uma perna para cima para fazer um cachorro de três pernas .- Dobre o joelho, e traga a perna que foi levantada para frente do seu corpo, dobrada . Se isso não é fácil para você – e isso não é fácil para a maioria das pessoas , considerando que a maioria de nós tem quadris apertados – tente colocar um cobertor debaixo de seu quadril e rastejar para a frente até que sua testa descanse sobre o tapete .-  Mantenha a posição por cinco respirações antes de trazer a perna de volta para um cachorro de três pernas , e, eventualmente, de volta ao cão para baixo.

Postura da Criança

A postura da criança é a última postura de relaxamento e perfeita pra se preparar para dormir.

– Comece com o corpo permanece virado para o chão, em posição fetal.

– Os joelhos e quadris dobrados, as canelas no chão.

– A cabeça é alongada para frente em direção ao chão – a testa pode tocar o chão respirando 5 vezes. Os braços ficam alongados para frente, em frente da cabeça ou para trás, para junto dos pés.

Fonte:

http://www.huffingtonpost.com/2015/03/24/yoga-poses-every-day_n_6842096.html

“Toda a criação é paz, infinita e eterna. Veja a infinita consciência em tudo e fique em paz. Yoga é a cessação das experiências dos objetos. Fique no estado de Yoga e faça o que você tem que fazer. Fique no estado de Yoga e viva.”

Laghu Yoga Vasishtha, CXXVI:78

 Se você gostou do meu post e deseja receber meu conteúdo diretamente no seu email, inscreva aqui no meu site.

 

Você também pode gostar de

Sem Comentários

Deixe um comentário