Cadastre-se para receber meu e-book!

REENCONTRANDO

Minha Gratidão por 2017

13 de janeiro de 2018
IMG-5436

Há quanto tempo não passo por aqui! Tenho aprendido tanta coisa e tenho conseguido colocar isso para o mundo também, que faz tudo fazer sentido.

A verdade é que, quem me acompanha sabe que eu mudei de carreira e estou canalizando todos os meus esforços e energia para isso.

Sou terapeuta e ajudo as pessoas a se reequilibrarem e a aliviar suas dores emocionais através de algumas ferramentas como o Mindfulness, a técnica da EFT e a Psicologia Positiva. Hoje eu atendo individualmente, tanto online como presencialmente (em BH) e estou com vários planos de oferecer cursos a partir desse ano de 2018. Estou muitíssimo animada com esses novos projetos.

No ano de 2017 tive a oportunidade de continuar estudando (que é uma das coisas que mais amo fazer nessa vida) e fui lá para Kripalu (anexo de Harvard) para fazer um curso com um discípulo (Terry Fralich) que acompanhou o Dalai Lama por mais de 15 anos, sobre Mindfulness. Fui incentivada pela minha mentora e amiga, a Psiquiatra Sofia Bauer. Com ela, com a Marcella Bauer (filha da Sofia que é responsável pela Yoga do Centro Sofia Bauer) e com a querida Carol Perrella (braço direito da Sofia). São pessoas que me ensinam muito e que tenho a honra de caminhar ao lado delas.

IMG-6457 IMG-6759 IMG-6757

Já voltei dessa viagem sedenta pra compartilhar tudo que tinha aprendido e de fato fiz em meus atendimentos.

E eu nunca saberia que dali há 4 meses eu estaria realizando um sonho que eu já tinha há mais de 8 anos, que era de estudar com o Deepak Chopra (lá no centro dele na Califórnia) com o super bônus de também ter como professor, o considerado pai da técnica Mindfulness, Jon Kabat-Zinn. Foram dias que eu não consigo nem mensurar a minha gratidão e tanto aprendizado. E hoje, mais do que nunca, essa frase faz muito sentido pra mim:

“Quando a gente dá um passo, o Universo nos devolve com o chão pra gente pisar”

Anônimo

IMG-4478 IMG-4657 IMG-5884 IMG-6483

Fechei o ano de 2017, participando da imersão de Psicologia Positiva, onde faço parte da equipe do Centro Sofia Bauer e pude colaborar com uma aula da prática de Mindful Eating (que é o comer consciente, que por sinal eu também trabalho em meus atendimentos).

IMG-6366 IMG-6374 IMG-6375

E assim eu encerrei meu ano de 2017 que teve muito, muito trabalho e estudos. E como não consigo deixar de pensar em como posso cada vez mais ajudar as pessoas, neste ano de 2018 estou me preparando para oferecer meus cursos. Nem preciso dizer que estou super animada com essa nova fase da minha vida né?

Se você quiser me acompanhar mais de perto, me siga no instagram (@renatacappai). Lá eu sempre  compartilho dicas e estratégias de como podemos viver de forma mais leve, saudável e com sentido.

Super beijo!

Categoria

Às Vezes é Preciso se Recolher…E o que aprendi com isso.

14 de agosto de 2017
Foto

Oioi!!! Sim, eu apareci, e quero compartilhar com você o porque do meu sumiço, ou melhor, do meu recolhimento.

No ano passado, eu me permiti e me abri para tudo que aparecia na minha vida. Como forma de eu me reposicionar de forma mais pronta e receptiva, o que até então era tarefa árdua pra mim. Foram muitos cursos, muitas conexões, muitos livros, muitas experiências.

Comecei o ano com uma questão: ” O que vou fazer com tudo isso?” Tudo foi útil, mas o que ficaria, o que seria colocado de lado e o que eu descartaria? E pra chegar nessas respostas eu precisei me recolher. Recolher pra entender o que fazia sentido pra mim e qual fase eu iniciaria…

Na verdade, foi um resgate! Muita coisa era legal, mas não era eu, entende? Não tinha a ver comigo…ou com o caminho que eu queria iniciar. Eu recuei porque precisava olhar pra dentro e perceber onde que o meu coração saltava.

Abri minha agenda para atendimentos individuais, o que antes era bem limitada. Minha agenda lotou em 1 mês! Imagina só, que privilégio! Que bênção!

Para quem não sabe, eu sou terapeuta e ajudo as pessoas a aliviar suas dores emocionais, a entender as questões da vida e a caminhar de forma sustentável e independente! Tenho também um trabalho específico voltado para resgatar o equilíbrio alimentar, trabalhando nas questões emocionais que sustentam o comportamento deste desequilíbrio. Tudo isso com a ajuda das técnicas da EFT (Emotional Freedom Technique), Hipnoterapia, Psicologia Positiva e Mindfulness.

Tenho oscilado entre os atendimentos e meus estudos, que não abro mão, até mesmo porque se a minha missão é ajudar as pessoas, eu tenho que saber fazer isso MUITO BEM! É claro que a minha cabeça continua borbulhando ideias e caminhos diversos, mas ainda estou na fase da contração, estou “incubada” pensando em como vou  compartilhar com o mundo o que estudo e o que sei que pode ajudar as pessoas.

IMG_1116

Renata Cappai

E está tudo bem! Tudo na sua fase…e eu aprendendo a lidar com a ansiedade (sim, às vezes ela vem fazer uma visitinha e vem de mala e cuia, pode? Rs). Mas reconheço, agradeço a companhia e convido-a para fazer um passeio em outros lugares…rs.

O que aprendi com isso tudo?

– Não dá pra abraçar o mundo de uma só vez;

– A melhor coisa que fiz foi ter respeitado o meu recolhimento e ido para uma posição de observadora. Assim pude entender que precisava e ainda preciso elaborar muita coisa e aceitar esta fase do processo de expansão;

-Por mais que a gente “TENHA QUE” sempre fazer algo, a referência sempre está dentro de cada um. Eu entrei neste ano com muitos “tenho que…”, que simplesmente não faziam sentido. E pra entender o que eu “tinha e tenho que fazer”, é preciso ir pra dentro e perceber o que faz o meu coração saltar. E nessa parte a meditação é a minha grande aliada!

– Aprendi a questionar o que faço antes de deslocar a minha energia para aquilo. O que me consumiu muito no ano passado foi perceber que não filtrei, o que me desgastou. O que não foi ruim porque precisava viver aquilo pra entender das minhas reais necessidades e então me reposicionar.

E então, só agora tenho tido a clareza dessa fase de recolhimento que estou começando a sair! Mas pra isso foi preciso fazer um balanceamento pra voltar para o meu eixo. Eis que to aqui, vivinha da silva, me respeitando e entendendo cada vez mais pra onde eu devo ir!

“I’m still learning” Michelangelo

Categoria

VAMOS AVALIAR O ANO DE 2016 SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA POSITIVA?

18 de dezembro de 2016
pkin-meditando-inhotim-4

Já que estamos no final de 2016, vamos aproveitar essa vibração de conclusão e de avaliação pra aplicarmos a PP (Psicologia Positiva) na nossa vida.

Quero aproveitar também, sobre alguns pontos brilhantes que foram reforçados na imersão de PP que aconteceu há 2 semanas. Eu te convido pra vir mais pra dentro dessa ciência da felicidade. Sim, a Psicologia Positiva é uma ciência pautada em experimentos, estudos e comprovações! Martin Seligman estudou durante anos o comportamento de pessoas felizes e criou uma metodologia, depois é claro de muitos experimentos. Eu quero muito te ajudar a pensar em alguns pontos, te oferecendo alguns instrumentos pra você trabalhar a sua própria felicidade, vamos lá?

Volte a sua atenção para as principais áreas da sua vida, que se utilizadas de forma adequadas, podemos transformá-las em instrumentos para aumentar a nossa felicidade. Sugiro que você avalie cada uma delas considerando o ano de 2016, pra que você consiga fazer um balanço positivo, potencializando as coisas boas ao invés de focar no que deu errado e tentar eliminar da sua vida no próximo ano. A PP tem uma abordagem diferente, onde reforçamos o que funciona, focamos no que dá certo, e assim, a gente transforma a nossa realidade em algo positivo e não ficamos presos à negatividade e aos erros. Vamos lá?

O conteúdo desse exercício que faremos veio do jogo Jornada da Felicidade criado pela minha amiga Gislaine Dias.

 

FOCAR NO QUE FUNCIONA: Onde eu foco, eu tenho mais daquilo!

Como investigar:
– O que funciona na sua vida?
– O que você gosta de fazer?
– O que te traz alegria?
– O que você faz muito bem?

 

PERMISSÃO PARA SER HUMANO: Deixe todas as emoções fluírem!

Como investigar:
– Você se permite sentir raiva, tristeza, medo, etc?
– Quando se percebe senti-las, como as canaliza?
– Você reprime seus sentimentos, ou consegue reconhecer que eles estão aí?

 

APRECIAR O BELO: Perceba o movimento da vida e respire. Isso nos traz para um estado equilibrado.

Como investigar:
– O que você aprecia em você?
– O que você aprecia na sua vida?
– Você realiza algumas pausas no seu dia e se permite olhar na janela e apreciar o que vê?
– Quais são os pequenos milagres que acontecem em sua vida?

 

APRENDA A FALHAR: É preciso aprender a falhar para não ter que falhar para aprender.

Como investigar:
– Consegue perceber que existe algo de bom nas situações difíceis que passa nesse momento?
– Consegue se acolher quando você julga que fracassou, como se tivesse acolhendo um amigo?
– Como você pode arriscar mais na sua vida?

 

CRIAR RITUAIS: Mudanças duradouras acontecem a partir de pequenas mudanças e rituais.

Como investigar:
– Quais são os valores mais profundos pra você?
– Como você pode incluir um hábito que você sabe que pode te trazer bem estar?
– Quais compromissos você assume hoje com a sua mudança ?

 

SEJA GRATO: Quando mais gratidão sentimos, mais isso retorno para nossa vida.
Como investigar:
– O que você aprecia na sua vida?
– Consegue agradecer as simples coisas da vida? (ex.: sua casa, seu alimento, suas relações, sua respiração)…
– Olhe para o seu dia e comece a focar naquilo pelo que você é grato, e de fato agradeça!

 

TENHA UM PROPÓSITO DE VIDA: É isso que vai te levar ao sucesso e à felicidade.

Como investigar:
– O que te energiza e te motiva?
– O que você faria na sua vida se você tivesse todo dinheiro do mundo?
– O que você pensa: “Tudo que eu queria era fazer_________________?”

 

SONHE E ACREDITE: Seja co-criador da sua realidade

Como investigar:
– Quais são seus sonhos?
– O que você gostaria de realizar na sua vida?
– Qual o legado que deseja deixar?

 

CONHEÇA SUAS FORÇAS: Utilize seus pontos fortes pra conseguir chegar onde deseja.

Como investigar:
– Quais são suas principais habilidades?
– O que você faz bem?
– O que você faz que se sente em seu melhor momento?

 

CUIDE DO SEU CORPO – MENTE – ESPÍRITO: Essa é melhor conexão pra ter energia, se sentir energizado e feliz.

Como investigar:
– Você medita pelo menos 1 minuto por dia?
– Você já consegue integrar a atividade física que você mais gosta na sua rotina?
– Você se nutre de alimentos que te fazem sentir bem? Consegue perceber quais deles te revitalizam e te reabastecem?

 

CULTIVE RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS: Este é o recurso mais precioso para a felicidade.

Como investigar:
– Quando você se conecta realmente com as pessoas?
– Como se dedica aos seus relacionamentos?
– Você demonstra admiração e afeto ao outro?

 

A sugestão é que você escreva suas respostas em um papel e deixe marcado aquilo que você deseja focar em melhorar. Perceba o que deu certo para que você possa manter no próximo ano. Considerando os pontos que você deseja melhorar, criando estratégias pra que você alcance o que deseja. Esse é um dos passos para começar a sua transformação!

Na Certificação de Psicologia Positiva, você vai ter todos os instrumentos e estratégias para trabalhar em cada um desses pontos e de muitos outros que são a base dessa ciência.

CLIQUE AQUI

Te vejo do outro lado hein?

Fonte dos conteúdos sobre Psicologia Positiva: Jogo Jornada da Felicidade de Gislaine Dias Perguntas Poderosas.

“A felicidade autêntica vem da comparação com os seus próprios resultados”.

Martin Seligman

 

Categoria

[GANHANDO CADA VEZ MAIS] PSICOLOGIA POSITIVA + MEUS CURSOS!

5 de dezembro de 2016
img_5961-1

Oioi! Cheguei muito feliz depois de uma imersão deliciosa e transformadora de Psicologia Positiva!

Quero muito compartilhar com vocês algumas novidades.

A 1ª delas é que eu me tornei tutora da Certificação de Psicologia Positiva 2017 da Sofia Bauer e Carolina Perrella. Sim, estarei acompanhando, monitorando, orientando cada um que ingressar nessa jornada maravilhosa no ano que vem.

A 2ª novidade é que se você se inscrever no curso de Psicologia Positiva através do meu link, você poderá participar dos programas online GRATUITAMENTE que eu vou oferecer no ano de 2017. Sim, é isso mesmo! Você vai poder participar de cursos que eu lançarei sobre Produtividade e o meu Programa Curando a Fome Emocional. Então, você está super convidado para se juntar a mim e ao Universo da felicidade. Vem comigo?

QUERO ME INSCREVER AGORA

Agora, quero compartilhar com você a entrevista que a Sofia Bauer, Psiquiatra e especialista em Psicologia Positiva realizou com Tal Ben Shahar (uma das maiores autoridades no assunto) em Kripalu (NY), anexo de Harvard. Nesta entrevista ele fala sobre as premissas básicas pra se ter uma vida feliz e saudável.

ENTREVISTA

Quero saber o que você achou!

E se você quer se juntar às pessoas que desejam aprender como ser ainda mais feliz, clique neste link para saber detalhes do curso.

“O propósito da vida é descobrir seus dons e o sentido da vida é passá-los a diante.”

Martin Seligman

Se você quiser receber meus posts diretamente no seu email, basta se inscrever no meu site!

Categoria

SIMPLIFICAR PARA SUSTENTAR

30 de novembro de 2016
1

Muitas pessoas gostaram do tema FORÇA DE VONTADE que comentei há algum tempo atrás. É um assunto que vai contra a corrente né? Quantos de nós acreditam que o insucesso dos nossos objetivos é por falta por força de vontade né? Quando se trata de alimentação e de peso então…ih, dá pano pra manga!

Aprendi com a Psicologia Positiva que a força de vontade é necessária, mas não é o fator principal. Ela pode ser uma impulsionadora, mas pra gente conseguir sustentar um comportamento e as nossas atitudes por exemplo, não podemos contar com ela, simplesmente porque ela se esgota. E aí você me pergunta, mas então como que faço pra “chegar lá” (chegar onde eu desejo)?

Continue lendo…